Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, não é apenas um livro, mas um clássico.

Era o século 19. Zona rural da Inglaterra. Mr. e Mrs. Bennet tinham 5 filhas (Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia). Buscavam casamento para todas elas, afinal naquela época todas as mulheres eram educadas unicamente para serem esposas e mães.

Uma delas, Elizabeth ou simplesmente Lizzie, se destacou entre as demais como a personagem principal da história. De personalidade forte, à frente de seu tempo e bem diferentes das irmãs, gerava grandes preocupações à sua mãe, que já não tinha pensamentos positivos quanto ao seu futuro.

Então, um belo dia, aparece Mr. Darcy, jovem de linhagem rica e tradicional, ao contrário da família de Lizzie, que era de classe social mais baixa.

A história se desenrola a partir desse momento e explica o título da obra, com diálogos marcantes e conteúdo sobremaneira expressivo.

Mesmo ambientado em outro século, o livro ainda encanta leitores de todo o mundo na atualidade. Prestigiado pela crítica literária, se mantém no topo da lista dos livros prediletos à cabeceira.

Ficha Técnica

  • Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)
  • Autora: Jane Austen
  • Gênero: Drama, Romance
  • Editora: Martin Claret

Atualmente, acredita-se que o livro tenha cerca de 2,3 milhões de cópias ao redor do mundo. (Wikipedia)

E ainda, já foi adaptado algumas vezes para o cinema, para o teatro e televisão, além de inspirar outras obras literárias.

A reflexão deve ser reservada para momentos solitários; assim que fico sozinha eu volto a refletir; e não passo um dia sem meus passeios solitários, durante os quais posso me permitir toda a delícia das recordações desagradáveis.
(Orgulho e Preconceito – Jane Austen)

 

 

Deixe uma resposta

Next Post

Sir Anthony Hopkins

seg jul 13 , 2020
Além de ator, também tem o título de Sir, ou melhor, Sir Anthony Hopkins. Título este da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, que gratifica grandes contribuições às artes e ciências. Merecido título, em se tratando de alguém da envergadura de Hopkins. Nome Completo: Philip Anthony Hopkins Nascimento: 31/12/1937 Naturalidade: Port […]
%d blogueiros gostam disto: